terça-feira, 8 de março de 2011

OFICINA DE CONTATO IMPROVISAÇÃO com Ralf Jaroschinski (Dança)

Este projeto consiste em um conjunto de 4 eventos que serão realizados no dia 8, 9 e 10 de abril de 2011 na Faculdade de Artes do Paraná. Veja abaixo as descrições dos eventos.


ARTISTAS: Quero me inscrever.


DESCRIÇÃO DO EVENTO:


1) AULA EXPERIMENTAL: GRATUITA Evento Gratuito à comunidade – precisa de inscrição Dia: 08 de Abril de 2011 (Sexta-feira) Carga Horária: 1h30min (19:00-20:30) Local: Teatro da FAP (Faculdade de Artes do Paraná) Conteúdo Programático: Introdução ao contato improvisação, com apresentação dos princípios básicos de toque, peso, aterramento, condução e escuta do parceiro. Público: Oficina aberta e gratuita para toda a comunidade de Curitiba. Vagas limitadas a 40 pessoas.


2) IMPROVISO DANÇA E MÚSICA: GRATUITO Evento Gratuito à comunidade – não precisa de inscrição Dia: 08 de Abril de 2011 (sexta-feira) Horário: 20:30 – 22:00 Local: Teatro da FAP (Faculdade de Artes do Paraná) Conteúdo: Improvisação de dança e Música. Público: Espaço aberto para participação de músicos, fotógrafos, bailarinos e comunidade geral. Entrada: Gratuita.


3) OFICINA DE CONTATO IMPROVISAÇÃO: PAGO Evento Pago pelos participantes: Investimento de R$ 100; R$ 80 para estudantes (Necessita de inscrição) Dia: 09 e 10 de Abril de 2011 (Sábado e Domingo) Carga Horária: 6 horas Horário: 14h-17h (nos dois dias) Local: Teatro da FAP (Faculdade de Artes do Paraná) Conteúdo: A oficina tem como enfoque encontrar a voz pessoal do bailarino, refinar a consciência e escuta corporal e descobrir os impulsos internos que movem o artista a criar dança. Um encontro com a expressão autêntica do movimento, para experimentar a liberdade de dançar usando o suporte do espaço. Será investigado o princípio da “ação e reação”, com possibilidades variadas de interações através de redes de conexões possíveis dentro e fora de duetos, chegando assim a uma dança dinâmica e única no presente. Público: Pessoas que tenham experiência em estudo do corpo (bailarinos, atores, artistas marciais etc.). Vagas limitadas a 40 pessoas. 4) IMPROVISO DANÇA E MÚSICA: GRATUITO Não precisa de inscrição Dia: 10 de Abril de 2011 (domingo) Horário: 17:00 – 20:00 Local: Teatro da FAP (Faculdade de Artes do Paraná) Conteúdo: Improvisação de dança e Música. Público: Espaço aberto para participação de músicos, fotógrafos, bailarinos e comunidade geral. Entrada: Gratuita.



O QUE É CONTATO IMPROVISAÇÃO?


Contato Improvisação é um diálogo corporal de duas ou mais pessoas por meio do vocabulário sensorial chamado toque, peso e pressão. É a aceitação do outro e de si na construção de uma dança única no presente. Faz uso da integração da energia (KI), buscando uma mente perceptiva elevada. Os movimentos que surgem da técnica lidam com a inércia, o momento, o desequilíbrio e o inesperado, podendo-se ir de um alto nível aeróbico a uma quietude física. Os princípios que guiam as aulas são a consciência corporal, a expressão livre do movimento, técnicas de relaxamento, fluxo de energia e os princípios da física (peso, gravidade, condução, queda, rolamento, força centrifuga etc.). A técnica nasceu no início da década 70 nos EUA com Steve Paxton e é associada ao movimento de contra cultura por ser uma dança igualitária e democrática. Atualmente é praticada no mundo inteiro por ser uma excelente técnica de consciência corporal, sem barreiras físicas e culturais.


CURRICULO DO PROFESSOR:


RALF JAROSCHINSKI: Nasceu no sul da Alemanha e viveu no Rio de Janeiro na infância. Recebeu uma formação em ballet e dança moderna na Universidade de Música e Teatro de Hannover, Alemanha, e em várias técnicas da dança contemporânea em Nova Iorque (EUA) com uma beca do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Lá ele conheceu Contato Improvisação, há mais de quinze anos atrás. Os professores mais importantes para ele foram Nita Little, Daniel Lepkoff, Martin Keogh, Brenton Cheng e Shel Wagner Rasch. Também dançou em "Over You" para Scott Wells, em São Francisco, EUA. De 1998 até 2002 foi diretor e coreógrafo da Companhia de Dança do Teatro da Cidade de Hildesheim, Alemanha, e trabalhou como coreógrafo convidado para os ballets nacionais de Hannover, Karlsruhe e Munique, na Alemanha. Criou mais de 80 coreografias até hoje. Mais recentemente, também vem produzindo trabalhos baseados em Contato Improvisação, como por exemplo "Can You Entirely Be?" (2003), "Sci-fi Poetry" (2009) e "Never Felt This Way Before" (2010), em conjunto com Andrew Wass. Adora usar Contato Improvisação nas suas aulas e há 10 anos ensina no "Contact in Rio" (no Rio de Janeiro), no "Encontro Internacional de Contato Improvisação São Paulo" e no "West Coast Contact Improvisation Festival (WCCIF)" em São Francisco (EUA), na Universidade de Tübingen na Alemanha, no "Göteborg Ballett" e também no "Cullberg Ballett" em Stockholm na Suécia. (SITE OFICIAL do Ralf Jaroschinski)


JUSTIFICATIVA deste evento:


Este projeto visa fomentar a articulação de conhecimento entre artistas e educadores na linguagem do Contato Improvisação. Tem como interesse compartilhar e expandir o conhecimento desta linguagem, criando maior visibilidade, uma vez que há poucos espaços com a proposta de pesquisar a especificidade do contato improvisação na cidade. Acreditamos que este modo de fazer e criar dança contribui para a formação do bailarino, ator e interessados no conhecimento do corpo, pois dialoga com estudos e pensamentos contemporâneos em dança, corpo, percepção e criação. A proposta visa a continuidade de intercâmbio com diferentes artistas do Brasil e do mundo com o interesse da permanência do projeto com oficinas de artistas de diferentes lugares. Incluindo Curitiba na rota de circulação de artistas com propostas e pesquisas em Contato Improvisação.



OBJETIVOS deste evento:


O projeto tem como objetivo oferecer a oficina de contato improvisação para aproximar, ampliar e aprofundar o conhecimento nesta linguagem específica. Visa contribuir na formação e produção de conhecimento dos artistas interessados e oferecer uma bagagem consistente sobre este modo de fazer dança, articulando conhecimentos e fazendo relações. Tem como interesse expandir a visibilidade desta linguagem e instigar o interesse dos alunos sobre o contato improvisação através das vivências que esta oficina proporcionará.



FICHA TÉCNICA deste evento:


Professor: Ralf Jaroschinski Produtora: Priscila de Morais Organização: Marina Scandolara, Yiuki Doi e Rosemeri Rocha.



MATERIAL GRÁFICO deste evento.


Cartaz: Oficina Ralf Cartaz_A3 110328Y_Editable


Flyer: Oficina Ralf Filipetas A6 110328Y_Editable




• ARTISTAS: Quero me inscrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário