segunda-feira, 11 de março de 2013

WORKSHOP: Uma tradução contemporânea para o butoh: o movimento como linguagem própria – Minako Seki

INSCRIÇÃO: Formulário on-line

divulgação flyer eletrônico

Uma tradução contemporânea para o butoh: o movimento como linguagem própria

Minako Seki trabalha com uma metodologia própria denominada "Método Seki", que parte do butoh para investigar estados corporais diferenciados que servem para investigação tanto para a criação em dança, como também em teatro, performance, dança-teatro e teatro físico. Busca-se o próprio movimento através de um treinamento fundamental, onde o participante aprende a trabalhar com a energia básica de seu corpo, assim como a estabelecer o contato com o grupo. Estimula-se também a relação com a técnica do movimento como princípio físico da cinética, mediante diversos exercícios realizados em suspensão. Desse modo, estimula-se e a tradução do movimento próprio, explorando a imaginação e a emoção enquanto material para criação de movimento em imagens corporais em dança.

Minako Seki nasceu em Nagasaki, Japão. Desde 1985, dançou em Tóquio com a companhia DanceLoveMachine - com a qual foi à Europa convidada pela Berlin Arthouse Bethanien. Ficou em Berlim e, em 1987, se tornou cofundadora e diretora de Tatoeba - TÉÂTRE DANSE GROTESQUE, o primeiro grupo de butô germano-japonês. Desenvolveu o estilo deste grupo (o qual, entre outras características, possui a de centrar-se nos potenciais adormecidos dos seres humanos), em 48 produções como bailarina, coreógrafa e diretora. Desde 1996, focou-se em seu trabalho como diretora, coreógrafa e docente. 

Público: Workshop dirigido a pesquisadores, bailarinos atores e demais pessoas interessadas em desenvolver um olhar contemporâneo sobre a questão cênica na dança contemporânea e butô.

  • Data: 24/03
  • Local: Vila arte Espaço de Dança
    R. Saldanha Marinho, nº 76, Sala 3, Curitiba – Brasil
  • Horários: das 14h00 as 18h00
  • Investimento: R$80,00
  • Informações: (41) 9682 8467 | loaproducoes@gmail.com

 


WORKSHOP DE CONTATO IMPROVISAÇÃO com Ralf Jaroschinski em Curitiba

INSCRIÇÃO: formulário on-line

Oficina Ralf BLOG PROJETO OFICINA

Ministrante: Ralf Jaroschinski (Alemanha)
Data: 6 e 7 de Abril de 2013 (Sábado e Domingo)
Carga horária total: 6 horas
Horário: 10h à 13h
Investimento*: 140 Reais (Estudantes: 110 Reais)
Local: TEATRO LABORATÓRIO DA FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ
Rua dos Funcionários, 1756 - Cabral - Curitiba - PR - CEP 80035-050

*DESCONTO: Quem se inscrever na oficina do Ralf Jaroschinski e na oficina “O Olhar Consciente” da Paula Zacharias (9 e 10 de Março), poderá realizar as duas oficinas por 200 Reais.

INSCRIÇÃO: formulário on-line
Informações: summus.ci@gmail.com
PROPOSTA DA OFICINA:

No início das aulas vamos re-conectar com o nosso centro, aumentar nossa consciência e escuta corporal e perceber nossos impulsos internos e a expressão autêntica deles nos nossos movimentos. Depois experimentaremos as texturas das conexões com nossos parceiros, focalizando nas sinergias das ações e reações dentro de nossas danças e deixando os movimentos se expressarem espontaneamente mais que nossa ação de inventá-los.
Como nossos movimentos serão conectados com a fonte do nosso centro, naturalmente serão caracterizados pela generosidade e integração. Vamos desfrutar da grande liberdade deles e do delicioso suporte do espaço. A dinâmica de nossa dança será forte, única e surpreendente. Tornaremos palpável a noção de que o Contato Improvisação melhora nossos reflexos, nosso equilíbrio corporal e mental e também nossa saúde.

CONTATO IMPROVISAÇÃO: Contato Improvisação é um diálogo corporal de duas ou mais pessoas por meio do vocabulário sensorial composto de toque, peso e pressão. É a aceitação do outro e de si na construção de uma dança única no presente. Inclui a integração da energia (KI), buscando um nível elevado de percepção da mente. Os movimentos que surgem da técnica lidam com a inércia, o momento, o desequilíbrio e o inesperado, podendo ir de um alto nível aeróbico a uma quietude física. Os princípios que guiam as aulas são a consciência corporal, expressão livre do movimento, técnicas de relaxamento, fluxo de energia e os princípios da física (peso, gravidade, condução, queda, rolamento, força centrífuga, etc.). A técnica nasceu nos EUA no início da década de 70, com Steve Paxton, e é associada ao movimento de contra-cultura por ser uma dança igualitária e democrática. Atualmente é praticada no mundo inteiro por ser uma excelente técnica de consciência corporal, sem barreiras físicas e culturais.

RALF JAROSCHINSKI (ALEMANHA):

Ralf Jaroschinski, natural da Alemanha do Sul, viveu no Rio de Janeiro na infância. Formou em ballet e dança moderna na Universidade de Música e Teatro de Hannover, Alemanha, e em várias técnicas da dança contemporânea em Nova Yorque (EUA) com uma bolsa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Conheceu o Contato Improvisação em 1994, os professores mais importantes foram Roberto Galván, Daniel Lepkoff, Alito Alessi, Martin Keogh e Nancy Stark Smith. Foi diretor e coreógrafo da Companhia de Dança do Teatro da Cidade de Hildesheim, Alemanha, de 1998 até 2002, e foi coreógrafo convidado para os ballets nacionais de Hannover, Karlsruhe e Munique em Alemanha. Criou mais de 90 coreografias até hoje que foram apresentadas na América, na Europa e na Ásia.

Dançou em peças de Contato Improvisação projetadas por Brandin Steffensen (Nova Yorque) e Scott Wells (São Francisco, EUA), e em cooperação com Rosemary Hannon, Sean Feit e Andrew Wass entre outros produz varias obras de Contato Improvisação nos EUA e na Alemanha.

Ministra aulas e oficinas de Contato Improvisação mais regularmente desde 2004. Foi ministrante de oficina no "Encontro internacional de contato improvisação São Paulo (EICI)", "Contact in Rio", Rio de Janeiro, "Festival Internacional de Ballet" em Trujillo, Perú, "West Coast Contact Improvisation Festival (WCCIF)" em São Francisco-Berkeley, "Touch & Play" em Cardona, Espanha, e "Israeli Contact Improvisation Festival (ICIF)" em Tel Aviv, Israel. Nesses eventos realizou apresentações junto a Nita Little, Ray Chung, Benno Voorham, Felix Ruckert, Mirva Mäkinen, Brenton Cheng, Tim O’Donnell, Ingo Rosenkranz, Otto Akkanen, Lior Ophir, Fernanda Carvalho Leite, Ricardo Neves, Anderson Hanzen, Lili Zeni e Renzo Zavaleta Pella entre outros. Ensinou Contato Improvisação em estúdios e escolas de dança no Brasil, na Argentina, no Perú, na Colombia, nos EUA, na França, na Belgica, nos Países Baixos, na Alemanha, na Dinamarca, na Suécia e no Israel, e também na “Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)” e na “Faculdade de Artes do Paraná (FAP)” em Curitiba, nas Universidades de Lima, Perú, e Tübingen, Alemanha, e na “Dans och Circushögskolan (DOCH)” em Estocolmo, Suécia. Colaborou com o “Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA)” em Recife, o “Centro Cultural de España en Lima”, e o "Goethe-Institut Lima". Enfim, realizou varias obras de Contato Improvisação com “Terpsicore Proyectos” em Lima e “Dans och Circushögskolan (DOCH)” em Estocolmo e entreinou os bailarinos do “Balé Teatro Guaíra” em Curitiba, da “Compañía de ballet de Trujillo”, de “Danza Viva” e do “Ballet San Marcos” em Lima, de “Karen Peterson & Dancers” em Miami, EUA, da "GöteborgsOperans Danskompani" e do "Cullberg Baletten" em Estocolmo em Contato Improvisação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário